1. Confiança em Deus
A confiança é o exercício da fé, assim como Davi confiou que Deus lhe daria a vitória sobre Golias. Confiar traz a segurança, traquilidade e ousadia necessária diante das preocupações, provações, planos, dificuldades e desafios da vida.
"Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos." (Provérbios 16.3)
"Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado." (Salmo 55.22)
A confiança em Deus é traz uma compreensão, certeza e o reconhecimento que o SENHOR sustenta, mantém, governa e guia todas as coisas conforme a vontade Dele. Confiar, nutre a fé, fazendo suportar e resistir. Não se apoia em mero entendimento ou capacidade pessoal.
"Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes (apoiar-se) no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos." (Provérbios 3.5-8)
"Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no SENHOR, a misericórdia o assistirá." (Salmos 32:10)
O SENHOR o assiste, envolver, cercar, está em sua volta como os montes de Sião:
O Senhor está sempre próximo dos seus servos. A exemplo da fornalha ardente."Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o SENHOR, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre." (Salmo 125.2).
"Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade." (Salmo 145.18)
"Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor." (Filipenses 4.5)
"Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei... Então, o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam ao rei: É verdade, ó rei. Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses." (Daniel 3.17, 24-25)
"Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará." (Salmo 37.3-5)
A palavra "alimentasse" nesse texto é a mesma usada no Salmo 23.1, quando se refere pastoreio do Senhor, que cuida, alimenta, e como um mestre dirige e governa pela verdade". Confiar é portanto, se alimentar da verdade, em submisso, firmeza e fidelidade.
A verdadeira confiança em Deus também, traz alegria e felicidade ao homem:
"Ó SENHOR dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia." (Salmos 84.12)
"Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR." (Jeremias 17.7)
A confiança em Deus significa perseverança na vontade do Senhor, aguardando os cumprimentos de suas promessas, permanecendo firmes, seguros, destemidos, corajosos e entusiasmados sem recuar ou retroceder.
"Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma." (Hb 10.35-39)
Essa confiança também é associada a ousadia e convicção na forma de falar e no comportamento seguro e corajoso, mesmo diante das perseguições ou tribulações:
"Porque vós, irmãos, sabeis, pessoalmente, que a nossa estada entre vós não se tornou infrutífera; mas, apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como é do vosso conhecimento, tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta." (1 Tessalonicenses 2.1-2)
"...segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele. Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, pois nisso está a vossa glória." (Efésios 3.11-12)
"E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus;" (2 Coríntios 3.4)
"Pois tu és a minha esperança, SENHOR Deus, a minha confiança desde a minha mocidade. Em ti me tenho apoiado desde o meu nascimento; do ventre materno tu me tiraste, tu és motivo para os meus louvores constantemente. Para muitos sou como um portento, mas tu és o meu forte refúgio. Os meus lábios estão cheios do teu louvor e da tua glória continuamente. Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem as forças, não me desampares." (Salmo 71.5-9)
"Para que a tua confiança esteja no SENHOR, quero dar-te hoje a instrução, a ti mesmo." (Provérbios 22.19)
Devemos dar instrução a nossos filhos para que confiem no Senhor. Que o SENHOR nos dê sua graça a cada dia para que vejam em nós um exemplo e testemunho de confiança em Deus.
2. Fé
A Escritura define fé como "a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não vemos... Pela fé cremos que o mundo visível foi criado pelo que não vemos." (Hebreus 11.1, 3)
E mais, "...sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam." (vs. 6)
Pela fé Abraão saiu de sua terra e do meio da sua parentela, para uma terra que o SENHOR lhe mostraria no caminho. (vs. 8; Gênesis 12.1-5)
"O justo viverá pela fé... e de fé em fé." (Habacuque 2.4; Romanos 1.17) A Escritura também afirma, que não basta crer é preciso perseverar na fé, para salvação:
"Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma." (Hebreus 10.39)
P. 86 - O que é fé em Cristo Jesus?
R. Fé em Cristo Jesus é uma graça salvadora, pela qual o recebemos e confiamos só nele para salvação, como nos oferecido no Evangelho.
Essa confiança também chamada de "fé salvadora" é um dom de Deus concedido ao homem, como afirmou o apóstolo Paulo aos Efésios. (Ef 2.8)
Como o apóstolo João declarou: "...a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." (João 1.12-13)
Jesus disse: "Quem crê em mim, ainda que morra viverá (João 11.25) ...eu o ressuscitarei no último dia. (6.40)"
E ainda, antes de partir confortando os seus discípulos disse: "Não se turbe o vosso coração; Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas." (João 14.1-2)
*turbe - inquieto, impaciente, preocupado , ansioso ou angustiado.
*crer - acreditar, confiar.
Os apóstolos ao serem perguntados: "Que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. pregaram." (Atos 16.30-31)
3. Arrependimento
Arrependimento bíblico não é apenas um remorso, ou sentimento de culpa, semelhante ao de Judas ao trair Jesus (Mateus 27.3-5), mas também uma mudança de mentalidade, atitudes, comportamentos, estilo de vida, como o de Pedro mesmo tido negado o mestre (Mateus 26.69-75; Atos 11.18).
O verdadeiro arrependimento é somente concedido por Deus (Romanos 2.4; 2 Timóteo 2.25), pois o Espírito Santo é quem "convence o homem do pecado, da justiça e do juízo". (João 16.8)
Por isso, também é chamado de "arrependimento para vida".
P. 87. O que é arrependimento para a vida?
R. Arrependimento para vida é uma graça salvadora, pela qual o pecador, tendo um verdadeiro sentimento de seu pecado e percepção da misericórdia de Deus em Cristo, se enche de tristeza e de horror pelos seus pecados, abandona-os e volta-se para Deus, inteiramente resolvido a prestar-lhe nova obediência. (BCW)
O arrependimento bíblico traz consigo uma tristeza, acompanhada de temor e clara consciência da Justiça e misericórdia de Deus. (2 Coríntios 7.9-10)
Seguido de um pedido de perdão pelos "pecados", onde o homem que havia "errado o alvo" de viver para glória de Deus, por desconhecimento, desobediência, rebeldia, transgressão, falta de conformidade com a Palavra de Deus (1 João 3.4), tem a alma, a mente e o coração restaurados, voltando-se em submissão ao Senhor, daí vem a palavra "conversão", voltar-se para Deus.
"Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar." (Isaías 55.7)
"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados." (Atos 3.19)
4. Obediência (Ef 2; 1Pe 1)
5. Perdão (Mt 6)
6. Culto
7. Batismo e Profissão de Fé
8. Santa Ceia
9. O primeiro milagre de Cristo aponta para o seu ministério - para suas duas ordenanças
10. Música - Louvores
11. Salmos - Salmodiai - falai com com salmos (didáticos)
12. Suportai uns aos outros
13. Mão com mão (Pv)
14. Menina dos teus olhos
שָׁ֭מְרֵנִי כְּאִישׁ֣וֹן בַּת־עָ֑יִן
Salmos 17:8 Guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas,
Provérbios 7:2 Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.
15. A Ressurreição (1Co 15)
16. Bênção Araonica - Sacerdotal
"Disse o SENHOR a Moisés: Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel e dir-lhes-eis: O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz. Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei." (Números 6.22-27)
Nenhum comentário:
Postar um comentário