segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Beleza e Formosura ou Magestade?

Isaías 53.2

 וַיַּ֨עַל כַּיּוֹנֵ֜ק לְפָנָ֗יו וְכַשֹּׁ֙רֶשׁ֙ מֵאֶ֣רֶץ צִיָּ֔ה לֹא־תֹ֥אַר ל֖וֹ וְלֹ֣א הָדָ֑ר וְנִרְאֵ֥הוּ וְלֹֽא־מַרְאֶ֖ה וְנֶחְמְדֵֽהוּ׃


Nos capítulos anteriores diz que o governo está sobre os seus ombros.

Majestade é sinônimo de governo, no cumprimento na humilhação de Cristo deram com a coroa, um manto e pregaram até na cruz uma verdade em forma de zombaria "rei dos judeus". Símbolos reais sendo escarnecido mas verdadeiro.

Contudo, o texto aponta para a humilhação e sofrimento só Rei, que se fez Servo, como fica claro e evidente nos Evangelhos e nas Epístolas, onde diz que ele se esvaziou de sua glória.

Majestade no sentido de Glória, Por isso que na nossa versão os tradutores chamaram atenção para aparência, não para o caráter da majestade.

A beleza e a formosura tem haver com o ornamento da beleza das vestes reais de uma majestade.

"Não tinha aparência ou beleza de majestade para nos atrair."

O sentido teológico de Isaías 53 e que se harmoniza com o ensino do evangelho e dos apóstolos, é que o rei tirou suas vestes reais e vestiu as de servo. Daí o próprio tema, "Servo Sofredor" e não Rei Sofredor.

E não atraiu pela aparência, não nasceu na casa do rei Herodes, mas na condição de filho de carpinteiro.

O exemplo de Cristo na humilhação: 

"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai." (Filipenses 2.5-11)

A Superioridade de Cristo Jesus: Rei Servo (lava pés)

1. A Majestade de Cristo

        - Divindade e Eternidade

        - Credo Niceno

2. A Humilhação de Jesus

        - Humanidade e Humildade: Encarnação

        - Catecismo

3. A Exaltação do Cordeiro

        - Ascensão e Majestade

        - Catecismo

Aplicações: Os ofícios de Cristo 

1. Profeta - Humilhação

2. Sacerdote - Cordeiro (Ap 5)

3. Rei - Ascensão e Exaltação

4. Judá e Levi 

5. Rei e Sacerdote da ordem de Melquisedeque (Hb)

*Catecismo