Literatura


Espaço destinado à indicações de leituras tanto edificantes como proveitosas para o crescimento intelectual e pessoal.


Imitação de Cristo - Tomás de Kempis


Um dos melhores livros sobre vida cristã, Tomás de Kempis traz conselhos práticos de como andar humildemente no caminho da piedade, desenvolvendo uma vida dedicada em comunhão com o Senhor. O Livro é organizado em uma estrutura semelhante a do livro de Provérbios, facilitando assim a reflexão das partes constituintes. É um excelente livro devocional, pois estimula à uma vida de oração e práticas devocionais pessoais. Esse livro foi escrito e organizado, por volta do século XIV e XV, e certamente influenciou os reformadores do séc. XVI no desenvolvimento de uma vida piedosa e temente ao Senhor.
   
Tomás de Kempis, também conhecido como Tomás de Kempen, Thomas Hemerken, Thomas à Kempis, ou Thomas von Kempen (Kempen, Renânia, 1379 ou 1380 - 25 de julho de 1471, mosteiro de Saint Agnetenberg, Zwolle), foi um monge e escritor alemão.


Não deixe de ler esse livro, você consegue encontrá-lo e baixar na internet, está disponivel em PDF, porém quando for possível compre um exemplar de  "Imitação de Cristo" em uma livraria, pois vale apenas ter e presentear esse livro, além disso nada se compara ao livro devidamente impresso e orgamizado na sua estante e a sua disposição. Concorda?! 



O Peregrino - John Bunyan


Esse livro é um clássico da literatura cristã, conhecido por cristãos do mundo todo, já foi traduzido para quase todas as línguas, ele foi escrito no séc. XVII por John Bunyan, sendo publicado pela primeira vez em 1678. O livro descreve a caminhada de Cristão, um homem que deixou a Cidade da Destruição rumo à Cidade Celestial, no caminho ele encontra diversos personagens, como o Evangelista, Fiel, Esperançoso, Boa-Vontade, Sr. Intérprete, Vigilância, Ignorância, Hipocrisia, Malícia, Adulação etc., os nomes dos personagens fazem alegoria ao que elas são ou fazem, de acordo com os seus estilos, características e personalidades. Cristão também percorre por vários lugares como o Pântano da Desconfiança, a Feira das Vaidades, o Vale da Sombra da Morte, o Desfiladeiro do Desespero, O Castelo das Dúvidas, dentre outros lugares sombrios que trazem vários obstáculos na sua jornada. Em cada um deles, Cristão enfrenta uma nova ameaça, que tenta atrapalhar sua chegada ao destino final.

O Peregrino é um livro surpreendente que ilustra de forma admirável os dilemas, lutas e tribulações que todo cristão passa na jornada rumo ao céu. É um livro rico em situações do cotidiano, retratando e descrevendo em linguagem simples e figurada, as surpresas, dificuldades e perigos da caminhada que todos os cristãos percorrem rumo a cidade celestial. É recomendado para todos que começaram a caminhada cristã, bem como para aqueles que estão seguindo avante nessa maravilhosa jornada, indicado para, crianças, adolescentes, jovens e adultos cristãos de todas as idades. É escrito em linguagem simples, narando dificuldades e perigos enfrentadas por todos aqueles que seguem os ensinamentos bíblicos, leva o leitor a refletir sobre a vigilância na vida terrena, simbolizada na jornada do Cristão.  O livro ainda é cheio de referências bíblicas que confortam, incentivam e animam a sempre seguir em frente com dedicação e fidelidade à Deus.

John Bunyan (28 de Novembro de 1628 – 31 de Agosto de 1688, Londres), escritor cristão e pregador puritano, nascido em Harrowden vilarejo de Elstow, Inglaterra, escreveu O Peregrino quando estava preso tendo sido proibido de pregarseu livro tem sido ao longo dos anos, um grande modelo de perseverança em meio as mais diversas situações que os cristãos passam por todo mundo.


Não deixe de ler esse livro, você consegue encontrá-lo e baixar na internet, está disponivel em PDF, porém Quando for possível compre um exemplar de  "O Peregrino" em uma livraria, pois vale apenas ter e presentear esse livro, além disso nada se compara ao livro devidamente impresso e organizado na sua estante e a sua disposição. Concorda?! 



Mais Que Vencedores - William Hendriksen

Excelente comentário do livro de Apocalipse, escrito por um dos mais bem conceituado comentarista do Novo Testamento o Dr. William Hendriksem, que com profundidade e linguagem simples, fazendo uso dos meus reformados de interpretação expõem capítulo por capítulo esse extraordinário livro das Escrituras. Ele traz importantes informações históricas, fazendo-nos viajar no tempo até a época em que o livro foi escrito, para termos uma correta interpretação desse maravilhoso livro, que revela o passado, presente e futuro da humanidade.

William Hendriksen, Th.D., (18 de novembro de 1900 - 12 de janeiro de 1982) Ele nasceu em Tiel, Gelderland, mas sua família mudou-se para Kalamazoo, Michigan em 1911. Hendriksen estudou na Calvin College e no Seminário Teológico Calvin. Graduou-se pelo Princeton Theological Seminary e foi professor de Novo Testamento no Calvin Seminary por dez anos (1942-1952). Inicou a sua série de comentários em 1953. Desde a sua morte, em 1982, seu trabalho foi continuado pelo Dr. Simon Kistemaker, professor de Novo Testamento no Reformed Theological Seminary.

Hendriksen serviu como ministro da Igreja Cristã Reformada. Ele tem sido descrito como "um dos principais e mais respeitados do Novo Testamento comentaristas da Bíblia", pela sua fidelidade e clareza na exposição das Escrituras, combinando e somando erudição com simplicidade e piedade.


Se você quer ter uma compreensão apropriada e coerente do livro de Apocalipse, não deixe de ler esse livro, você consegue encontrá-lo e baixar na internet. Porém, quando for possível compre um exemplar de  "Mais Que Vencedores" em uma livraria, pois vale apenas ter e presentear esse livro, além disso nada se compara ao livro devidamente impresso e organizado na sua estante e a sua disposição. Concorda?! 



"Uma Pequena História de Amor"


O texto a segui faz parte de uma espécie de romance que comecei escrever em 2003, constitui uma ficção, entretanto ele contém alguns elementos pessoais. Resolvi compartilhar com todos, por ser um texto leve e descontraído. As pessoas que leram o manuscrito, que procurei manter aqui a forma original, incentivaram de forma bastante ansiosa o desenvolvimento do mesmo, confesso que foi muito bom ver o interesse pela estória em construção por parte dos amigos que acompanharam sua fase inicial.


Para ler toda postagem clique nos títulos ou nos links  "Ler mais" 

I. Numa Tarde de Domingo


Numa dessas tardes de domingo, estava eu lendo um livro, como de costume, sentado em um velho banco do jardim da cidade. Envolvido pela sombra de uma imensa árvore, onde pássaros soltam seu canto pelo ar tranqüilo e pacato do jardim. Algumas pessoas dando milhos aos pombos... (Ler mais)


 
II - Distração


Alguns dias depois eu estava sentado no banco do jardim, à pensar bobagens... Quando novamente apareceu-me aquela intrigante senhorita, que tão elegante quanto da outra vez, passeava faceiramente de forma irradiante, entre as flores do jardim, logo passei a observá-la até que involuntariamente, eu não conseguia... (Ler mais)



III - Surpresa


Resolvi pintar um quadro com um ninho que havia no jardim, pois eu gostava do aspecto dele, fitava-o sempre quando parava a pensar, preparei uma tela, tintas, pinceis, lápis e mais algumas outras coisas úteis... Peguei meu cavalete, a boina e fui ao jardim... (Ler mais) 




IV - Uma Noite Fria


Me arrumei para ir ver Mariane - Ela já deve esta saindo do curso – Pensei. Após alguns minutos eu já estava a sua espera... Não demorou muito ela logo apareceu, ao vê-la meu coração disparou, até parecia ser a primeira vez... (Ler mais)




V. Rapidamente

Estávamos nessa conversa bizonha quando reconheci Helenice, vinha em nossa direção, estava acompanhada por um Sr. de grande postura, deveria ser o pai dela. Assim ela passou por mim, sem nem perceber minha presença ali, e foi embora deixando-me apenas o seu perfume à me embriagar... (Ler mais)




VI. Admirável

O fim de semana correu tão depressa que não pude acompanhá-lo e chegou a tão esperada terça, esperada por Fabrício, por que eu sinceramente não dava a mínima. Não estava afim de ser conhecido, nem de conhecer ninguém, eu já conheço tantas pessoas, que as vezes quando encontro na rua,não  lembro nem os nomes de alguns... (Ler mais)





Estava distraído na varanda observando a paisagem ao redor da casa da burgesinha quando, voltei minha atenção para Fabrício que já estava a uns oitos passos a minha frente. Não me aproximei dele, pois, ele estava conversando com uma senhora. Pensei: “deve ser ela!”, então ele, me chamou e disse... (Ler mais)



VIII. A Biblioteca

No dia seguinte fui à Biblioteca Municipal, pois tinha combinado com o Max de encontrá-lo lá. Ao chegar à Biblioteca percebi que algumas reformas foram feitas, como pintura, balcão novo e outros pequenos detalhes. O aspecto da biblioteca era outro, um tanto diferente da ultima vez que vim aqui... (Ler mais)




IX. Um Acordo Inesperado


Dois dias depois voltei a Biblioteca para continuar a minha leitura sobre história da arte, e rever uns livros de poesia, antes de ir almoçar no lugar de costume juntamente com o Max. Fui novamente recebido pela jovem e simpática bibliotecária. E me dirigi às prateleiras que eu já conhecia muito bem, onde se encontrava os livros de artes e poesia, chegando defronte delas tive uma supressa, os livros de minha preferência não se encontravam mais lá... (Ler mais)