sexta-feira, 8 de julho de 2022

O Dever de Ouvir

O DEVER DE OUVIR

O primeiro versículo do Salmo 23, certamente é um dos textos mais conhecido da Bíblia: "O SENHOR é o meu pastor...” O povo de Deus é sempre retratado como ovelhas do seu pasto, essa figura de linguagem, tão conhecida, tanto no Antigo como Novo Testamento, ilustra bem a relação do nosso supremo Pastor com os seus fiéis servos: “Eu sou o bom pastor que dá a vida por minhas ovelhas... as minhas ovelhas ouvem a minha voz e me seguem." (Sl 95.7; Jo 10)

Essas duas referências falam tanto do pastor, como da ovelha. Deus como pastor de seu povo, guia, alimenta, ensina, instrui, cuida, protege, e, em Cristo deu a vida pelos que são seus. Somente Ele é santo, perfeito e infalível.

Contudo, nos textos acima, também há algo muito importante e indispensável que compete a ovelha, e que evidencia de fato, alguém como ovelha do SENHOR, isso consiste, no OUVIR a voz do seu Pastor e a seguir, pois, Ele leva o seu rebanho para lugares seguros, pastos verdejantes e águas tranquilas.

O que dizer daqueles que não ouvem a voz de Cristo, não seguem suas palavras, não obedecem suas instruções, orientações e ordenanças? Podemos concluir do texto acima, que não são suas ovelhas, pois, como lemos, o Senhor mesmo declara: "...as minhas ovelhas ouvem a minha voz e a segue".  As ovelhas de fato, são seguidoras de Jesus, o supremo Pastor de nossas almas, ele nos dá suas palavras através das Escrituras, quando são fielmente proclamadas aos seus servos. Deus guia seu rebanho pelas mãos dos homens como fez com Moisés guiando o povo pelo deserto (Sl 77.20; 78.52).

Várias vezes ele chamou a atenção dos seus ouvintes: "Vede, pois, como ouvis... quem tem ouvido para ouvir ouça." Ele concluiu o Sermão do Monte com uma ilustração sobre aquele que ouve e pratica e o ouvinte negligente (Mt 7). A Parábola do Semeador está entre uma das mais conhecidas de seu ensino sobre a pregação do Evangelho, ela descreve os vários tipos de ouvintes, aqueles que a recebem com dúvida ou alegria, mas crêem apenas por um tempo e não perseveram, e também daqueles que crescem e frutificam (Mt 13).

Em toda a Escritura são muitas as exortações sobre a importância ouvir, "Ouvi, ó Israel... Se me ouvirdes... Se não me ouvires." (Dt 6; 28). O conceito de ouvir, inclui o sentido de obedecer. Ouvir é seguido do guardar, vigiar, praticar, como diz Apocalipse: "Bem aventurado aquele que ler, ouve e guarda..." Vemos a enfática exortação: “quem tem ouvido para ouvir, ouça o que o Espírito diz as igrejas.” O eleito é chamado, justificado, santificado para obediência (1Pe 1.1-2; Ef 2.10). O desobediente ao contrário é alguém que não dá ouvido, não tem prazer em obedecer, são chamados de “filhos da desobediência” e como Caim nunca se firmam na verdade (Ef 2; Jd).

A Pergunta 157 do Catecismo Maior de Westminster, discorre sobre a leitura da Escritura, as 159 e 160 de como a Palavra de Deus deve ser pregada e ouvida. Os Puritanos consideravam a fiel pregação da Escritura, como a voz de Deus falando ao seu povo. E o que dizer daqueles que desprezam os Sacramentos, ordenanças do Senhor.


CATECISMO MAIOR DE WESTMINSTER

157. Como a Palavra de Deus deve ser lida?

As Santas Escrituras devem ser lidas com um alto e reverente respeito; com firme persuasão de serem elas a própria Palavra de Deus e de que somente Ele pode habilitar-nos a entendê-las; com desejo de conhecer, crer e obedecer à vontade de Deus nelas revelada; com diligência e atenção ao seu conteúdo e propósito; com meditação, aplicação, abnegação e oração.

*Dt 11.13,14; Sl 1.2; 119.18,97; 2Cr 34.21; Ne 8.5; Is 66.2; Pv 3.5; Mt 13.23; Mc 4.20; Lc 22.44-48; 24.45; At 2.38,39; 8.30,34; 17.11; 1Ts 2.13; 2Pe 1.16-21; 2:.2; Gl 1.15,16; Tg 1.21,22.

159. Como a Palavra de Deus deve ser pregada por aqueles que para isto são chamados?

Aqueles que são chamados a trabalhar no ministério da Palavra devem pregar a sã doutrina, diligentemente, em tempo e fora de tempo, claramente, não em palavras persuasivas de humana sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder; fielmente, tornando conhecido todo o conselho de Deus; sabiamente, adaptando-se às necessidades e às capacidades dos ouvintes; zelosamente, com amor fervoroso para com Deus e para com as almas de seu povo; sinceramente, tendo por alvo a glória de Deus e procurando converter, edificar e salvar as almas.

*Jr 23.28; Lc 12.42; Jo 7.18; At 18.25; 20.27; 26.16-18; 1Tm 4.16; 2Tm 2.10,15; 4.2,5; 1Co 2.4,17; 3.2; 4.1,2; 9.19-22; 14.9; 2Co 4.2; 5.13,14; 12.15,19; Cl 1.28; Ef 4.12; 1Ts 2.4-7; 3.12; Fp 1.15-17; Tt 2.1,7,8; Hb 5.12-14.

160. Que se exige dos que ouvem a Palavra pregada?

Exige-se dos que ouvem a Palavra pregada que atendam a ela com diligência, preparação e oração; que comparem com as Escrituras aquilo que ouvem; que recebam a verdade com fé, amor, mansidão e prontidão de espírito, como a Palavra de Deus; que meditem nela e conversem a seu respeito uns com os outros; que a escondam nos seus corações e produzam os devidos frutos em suas vidas.

*Dt 6.6,7; Sl 84.1,2,4; 119.11,18; Lc 8.18; 1Pe 2.1,2; Ef 6.17,18; At 17.11; Hb 2.1; 4.12; Tg 1.21.

161. Como os sacramentos se tornam meios eficazes da salvação?

Os sacramentos tornam-se meios eficazes da salvação, não porque tenham qualquer poder em si, nem qualquer virtude derivada da piedade ou da intenção de quem os administra, mas unicamente pela operação do Espírito Santo e pela bênção de Cristo que os instituiu.

*At 8.13,23; 1Co 3.7; 6.11; 1Pe 3.21.

162. O que é um sacramento?

Um sacramento é uma santa ordenança instituída por Cristo em sua Igreja, para significar, selar e conferir àqueles que estão no pacto da graça os benefícios da mediação de Cristo; para os fortalecer e lhes aumentar a fé e todas as mais graças, e os obrigar à obediência; para testemunhar e nutrir o seu amor e comunhão uns para com os outros, e para distingui-los dos que estão fora.

*Mt 28.20; 26.26,27; At 2.38; 22.16; Rm 4.11; 6.4; 9.8; 1Co 10.16,17,21; 11.24-26; 12.13; Ef 4.3-5; Gl 3.27,29; 4.15; 5.6.

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