quinta-feira, 11 de agosto de 2022

A Enfermidade na Vida Cristã

Indicação de leitura:

A ENFERMIDADE NA VIDA CRISTÃ[1]

Enfrentando as doenças com a Palavra de Deus

Prefácio – Douglas Leaman

“Neste livro Dr. César lida com a enfermidade como um médico, mas o mais importante, ele faz isso por uma cosmovisão bíblica. Todos os médicos e pacientes entendem as enfermidades e os tratamentos por uma determinada perspectiva. No entanto, com muita frequência, médicos de pacientes cristãos não pensam consistentemente com pressupostos bíblicos. A consequência é que os cristãos normalmente pensam sobre enfermidades como o mundo o faz. Existem raríssimos livros escritos de uma perspectiva reformada, que lidam com a doença e a medicina, tanto do ponto de vista teológico sólido quanto fisiológico.

A cosmovisão é a lente pela qual você examina, interpreta, e pensa sobre cada aspecto da vida, incluindo as doenças. A Bíblia ensina que todo pensamento deve ser trazido cativo, incluindo medicina e enfermidade, ao Senhor Jesus Cristo. Jesus é o salvador das almas e o soberano Senhor sobre a totalidade do mundo físico e espiritual. Deus está separado e se distingue da criação, mas ele se relaciona com todo o universo, incluindo a pessoa doente, de maneira pessoal. A palavra de Deus é suficiente e fala à totalidade de seu universo, seja explicitamente ou aplicando os seus princípios gerais a todos os detalhes da vida humana...

Os cristãos devem entender como os aspectos físicos e espirituais trabalham juntos. Um homem pode agravar uma gastrite por estar preocupado em perder o emprego. A piora da gastrite tem conexões diretas com o seu pensamento pecaminoso. Outro homem se estressa em sua raiva e consequentemente desenvolve uma elevação de sua pressão arterial. Uma pessoa viciada sofre alterações bioquímicas devido à relação idólatra que ele tem com a droga. A pessoa viciada deseja mais a sensação e o prazer do que obedecer a Deus. Uma resposta espiritual errada aos problemas físicos pode complicar ainda mais a doença. Os pensamentos e a mente impactam positiva ou negativamente na saúde (Pv 3.5-8). Por outro lado uma pessoa doente pode procurar mais a saúde e a cura do que a piedade. Agradar a si mesmo ou agradar a Deus são as duas opções por trás da motivação humana. Muitas pessoas reagem à doença com medo, preocupação, depressão, amargura, angústia e raiva porque têm um caso de amor idólatra com a saúde. Suas reações à doença demonstram o tesouro que está em seu coração, a saber, a saúde. Doença e saúde se tornam o foco de sua vida e Deus é colocado em segundo plano. Isso é egoísmo (idolatria ou egolatria) e precisa de arrependimento. Frequentemente as pessoas doentes não pensam em sua doença de uma maneira bíblica integral. Biblicamente falando, quando uma pessoa está doente, ela precisa de ajuda tanto para o homem exterior quanto para o homem interior.

Toda atividade humana é religiosa pois o homem foi criado como um ser dependente, religioso e adorador, que é responsável perante de Deus em todas as áreas da vida, até mesmo quando está doente. Como o coração deve responder à dor, à doença e à morte, que são comuns em um mundo caído? O cristão deve usar esses momentos de dificuldade para o desenvolvimento espiritual. Deus determinou os momentos difíceis para nossa santificação (Rm 5.1-5; Tg 1.2-4; 1Pe 1.6-7). A adversidade e a dor do mundo amaldiçoado ajudam o crente a ansiar pelo céu e o impedem de colocar toda a esperança nesta vida. O problema de saúde pode ser um propósito santificador quando mantém a pessoa humilde dependente de Deus. Dor e doença ensinam claramente como a vida é breve frágil. O estresse e o medo expõem os corações. É importante para o cristão doente meditar no que ele pensa, teme, espera e se motiva (2Co 5.9; Cl 3.17; 1Co 6.19-20). Hoje, muitos optam pelo caminho mais fácil em vez de permitir o crescimento através adversidade. O cristão pode ter paz na dor e glorificar a Deus quando ele tem um foco vertical correto (Jó 1.20-22; Jo 16.20-22; Tg 1.2-4; 1Pe 1.6-7). Deus pode usar tempos difíceis para tornar alguém mais semelhante a Cristo. Conhecer e crer nessa verdade pode levar o crente doente, através da dor a um caminho para glorificar a Deus. Jesus queria agradar ao Pai. Para esse propósito ele viveu. Os pacientes de Deus precisam ser mais semelhantes a Cristo...

Deus é gracioso e misericordioso ao permitir que o homem moderno descubra medicamentos como os analgésicos. Louve a Deus por esses avanços médicos e, ao mesmo tempo, reconheça que Deus pode usar a dor da doença física para o seu desenvolvimento espiritual. Este livro exorta os cristãos a lembrar da presença e da soberania de Deus, mesmo durante a tribulação. Há muito poucos cristãos que entendem essa abordagem equilibrada.

A palavra de Deus nos diz claramente que Deus está no controle e que tal controle inclui todas as circunstâncias, mesmo as doenças e a dor (Rm 8.28-29). Viver uma vida controlada pela Palavra, em vez da sensação de ter o controle da vida, significa que confiamos e vivemos de acordo com as verdades de Deus em todas as circunstâncias. Não há como escapar dessa realidade (Hb 2.8-9; Ef 1.11; 2Co 4.1- 10; 6.4- 10; 12.7-10; Is 14.27; 46.10). Deus está no controle e o cristão pode confiar nele, mesmo quando há dor na vida. Esta é a vida vivida e controlada pela fé. O Dr. César é um médico que aborda o homem como um todo, porque compreende as questões internas e externas em relação às doenças. Ele estudou o corpo humano por muitos anos, mas também é um médico que entende a teologia e conhece a verdadeira ajuda e esperança que há para a humanidade. Ele leva a sua fé em sua prática e em seu pensamento sobre doenças e enfermidades, ajudando os cristãos a pensar sobre essas questões do ponto de vista bíblico. Ele vê os pacientes como pessoas a serem cuidados (como pastor vê suas ovelhas) e o seu desejo de praticar medicina para a glória de Deus brilha de forma clara. Ele sabe quem é o homem porque conhece o Criador do homem. Ele procura refletir a imagem de Deus em sua prática de medicina e espera que os pacientes façam o mesmo. Ele age como um pastor quando desafia o leitor a entender a doença à luz da providência de Deus.

O povo de Deus precisa pensar biblicamente sobre a medicina, a doença e a resposta da pessoa a essas questões de forma integral. Há poucas coisas nesta vida que são tão certas quanto o problema da dor, da doença e da morte. O corpo humano tornou-se defeituoso após a Queda. Precisamos estar preparados para lidar com essas realidades e pensar sobre elas de uma maneira biblicamente equilibrada. Minha esperança e oração é que este livro ajude muitos médicos cristãos a pensar em sua prática de uma maneira mais biblicamente consistente. Espero que ajude muitos cristãos, que estejam doentes, a pensar e a responder aos seus problemas físicos de um modo que glorifica a Deus. Estou confiante de que este livro fornecerá conselhos sábios, de um homem sábio, para o cristão comum, que muitas vezes está confuso sobre essas questões. Que ele alcance um público amplo para a glória de Deus e para o bem de sua igreja.”



[1] A ENFERMIDADE NA VIDA CRISTÃ: Enfrentando as doenças com a Palavra de Deus, César Miranda dos Santos. Editora Os Puritanos, 2018. (Clique Aqui para Adquirir)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário