sábado, 20 de dezembro de 2025

Nota 04: O Tempo

O tempo proporcionam momentos que trazem experiências que podem ser úteis para toda situação. Devemos “considerar” a vivência e aprendizado passado, as condições temporária do presente em gratidão e a esperança do futuro.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz. (Eclesiastes 3.1-8)

“Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado. Agora, pois, considerai tudo o que está acontecendo desde aquele dia. Antes de pordes pedra sobre pedra no templo do SENHOR, Considerai, eu vos rogo, desde este dia em diante, desde o vigésimo quarto dia do mês nono, desde o dia em que se fundou o templo do SENHOR, considerai nestas coisas.” (Ageu 1.5, 7; 2.15, 18). 

Lembrança das coisas passadas...

A Bíblia fala de festas memoriais, dias, fatos e acontecimentos que deveriam ser relembrados e celebrados repetidamente pelo povo de Israel.

Mas uma coisa é certa e inegável, não há como esquecer, dias, meses e anos, de momentos e fatos que marcaram nossa vida.

E ainda mais pessoas muito importantes e inesquecíveis que estão com Cristo e reencontraremos na Ressurreição.

O uso do tempo presente...

A vida não se resume a aparência do tempo presente. A internet como fuga da realidade e perca de tempo.  Má uso ou administração do tempo. Existe vários tipos de fuga, saudáveis ou não. Paleativos

Desde a perca, falta de foco ou ênfase demasiada na busca de um objetivo de vida. Pode ser uma força motivadora, mas também uma prisão limitante... Esportes, aparência (ego), comida, estudos e trabalho, vícios, etc.

Livro de Eclesiastes e Provérbios.

Eclesiastes 3, 9, 11 e 12.

Meditação e esperança no futura...

Louvado seja o nosso Deus de Amor pela Suficiência das Escrituras, em tudo que é necessário para vida do homem. (1Jo 4.7, 8, 16; 2Tm 3.14-17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário