Livro: Casamento, Divórcio e Novo Casamento na Bíblia - Jay E. Adams.
"Os tempos mudaram.
A família não está imune;
junto com outros valores axiomáticos,
a importância da família
tem sido questionada."
(Jay E. Adams)
"Aos jovens se diz que o casamento é uma invenção humana e que, agora que somos 'adultos', não precisamos mais disso. Já passou o tempo da sua utilidade e, no máximo, é inofensivo, mas desnecessário; são restos residuais de uma era que se foi. Supostamente, nos desenvolvemos e fomos além da necessidade do casamento como uma forma de controle da vida humana. Se é mais conveniente não casar neste tempo em que não somos mais ingênuos... Afinal de contas, o casamento tem suas desvantagens, não tem?" (p. 16-17)
"O casamento não é fruto de aptidão humana. Não foi inventado pelo homem nalgum ponto do caminho percorrido pela história... Em vez disso, Deus nos declara que Ele próprio estabeleceu, instituiu e ordenou o casamento no princípio da história humana. Deus designou o casamento para ser o elemento fundamental da sociedade humana. Antes de existirem uma igreja, uma escola ou um comércio formalmente instituídos, Deus destituiu formalmente o casamento, declarando: "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, ia apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne." Se o casamento fosse de origem humana, os seres humanos teriam direito de pô-lo de lado. Mas, visto que Deus instituiu o casamento, só Ele tem o direito de fazer isso. Ele disse que o casamento não será dispensado até o surgimento da era vindoura. Tão pouco se pode regulamentar o casamento de acordo com os caprichos humanos." (p. 26-27)
"O casamento como uma instituição está sujeito às normas e regulamentos estabelecidos por Deus. Se Ele não tivesse dito nada mais acerca do casamento depois de instituí-lo, poderíamos traçar nossas próprias regras. Mas, Ele não nos deixou às cegas: Deus revelou a Sua vontade acerca do casamento nas páginas da Bíblia." (p. 27)
"Casamento é mais do que duas pessoas viverem junto." (p. 29)
Nenhum comentário:
Postar um comentário