quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

ARTEM

Breve História da Pintura

Uma pequena apresentação da evolução da arte através do desenho e da tinta.

Rupestre:

Essa forma simples e rústica de comunicação, conhecida por pintura rupestre, é considerada como primeiros registros de arte nas paredes rochas. A palavra "rupestre" vem do latim "rupes - pedra", daí o termo "petroglifos - rocha grifada, gradada ou pintada” (Jó 19.24). Ainda hoje as crianças usam essa técnica de riscar as paredes.

"Quem me dera fossem agora escritas as minhas palavras! Quem me dera fossem gravadas em livro! Que, com pena de ferro e com chumbo, para sempre fossem esculpidas na rocha!" (Jó 19.23-24)

Hieróglifos:

A palavra vem do grego, "hieros" - sagrado e "glypho" - gravar/grafia ou escrita sagrada. Os povos antigos registravam suas histórias e feitos dos deuses nas paredes (Dn 5.5). A via-sacra nos templos é uma reprodução dessa cultura. Hoje as pessoas registram em álbuns e quadros suas gerações, viagens e outros momentos especiais.

"No mesmo instante, apareceram uns dedos de mão de homem e escreviam, defronte do candeeiro, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via os dedos que estavam escrevendo." (Daniel 5.5)

Pictograma/Pictografia:

A palavra vem do latim "picto" - pintar e "grafia". É uma forma de comunicação através de representações gráficas, ícones, desenhos simples que transmitem idéias ou conceitos. Ainda se usa imagens simplificadas como formas de comunicação ou expressão, a exemplo das placas sinalizadoras e indicadoras, ícones, emojis, logotipos, logomarcas, etc.

www.insttha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário