sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Regra de Fé e Prática

“A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática”
       Frase que ouvimos muito no meio evangélico. A palavra ‘Regra’ quando usada num sentido religioso, aponta para uma direção ou uma ordem. O homem precisa de um Padrão que regule a sua vida.
       A Palavra de Deus como sua regra, é a autoridade máxima na vida de uma pessoa. Deve-se notar que se a pessoa coloca outra coisa acima da Palavra de Deus, quer seja a consciência, a tradição ou a igreja, ela tenderá a usar essa outra autoridade para interpretar a Palavra de Deus.

       Os nossos costumes, opiniões e gostos não podem julgar a Palavra de Deus, mas são julgados por Ela. Assim nossas práticas devem ser examinadas pela Escritura Sagrada, e não determinadas por homens que não à estudam ou não a conhece de forma devida, e fazem uma interpretação superficial e defeituosa da Santa Palavra de Deus, levando assim a um entendimento equivocado do que Deus determinou e ordena em Sua Palavra. Pela tradição os homens  têm praticado coisas que Deus não ordenou e muitas vezes coisas que Deus condena em Sua Palavra, Sobre uma falsa piedade e uma intenção sinistra.
           Muitas igrejas hoje se escandaliza com a sã doutrina, que lhes parece uma coisa estranha quando lhe é apresentada, devido o acúmulo de erros e práticas pagãs no seu meio, o ensino e a autoridade dos apóstolos são contestados e distorcidos por aqueles que deviam ensinar ao povo, pois, como afirma as Escrituras que da boca do Sacerdote é que se busca o conhecimento:
Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do SENHOR dos Exércitos. Mas vós vos tendes desviado do caminho e, por vossa instrução, tendes feito tropeçar a muitos... Ml 2.7,8
É lamentável ter que afirmar de muitos: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” Mt 22.29 Pois, muitos têm a ousadia de dizer em forçadas interpretações, que a Palavra de Deus está limitada ao tempo, a cultura e aos problemas da época e com isso blasfemam contra a Palavra de Deus chamando de meras questões culturais certos ensinos e padrões que Deus estabeleceu, estes se apegam a práticas que não encontram fundamentação na Bíblia há não ser por distorções das Escrituras, com isso negam a Cristo e não compreendendo a sua obra nem o seu ensino. Assim se esquecem do que Ele disse:“Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.” Mt 24.35
Muitos preferem ficar com suas tradições e costumes do que examinar cuidadosamente o que a Bíblia fala sobre determinados assuntos e práticas, com isso negam na prática que a Bíblia é sua Única Regra, “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.” 2Tm 4.3,4 E assim, os ignorantes e instáveis deturpam as Escrituras, para a própria destruição deles. 2Pe 3.16

2 comentários:

  1. JESUS não enviou a Bíblia para ensinar e sim a IGREJA, a igreja que ele tinha edificado sobre KEPHA (a pedra), aquela da qual os protestantes se desvincularam por não suportar a unidade de Cristo e, como por natureza são rebeldes, também não se suportaram e hoje estão pulverizados em milhões de seitas e micro seitas. Uma grande Babel!

    ResponderExcluir
  2. Disse Jesus o Senhor da Igreja: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim." (João 5.39)

    Sola Scriptura et Solus Christus.

    ResponderExcluir