quinta-feira, 13 de junho de 2024

AOS VETERINÁRIOS

O cuidado com os animais faz parte do mandato cultural dado por Deus no Éden, ou seja, o cuidado com a natureza desde a criação.

Um dos primeiros trabalho do homem, está relacionado aos animais, dar nomes a eles. Pois Deus trazia os animais para ver como este o chamava, e o nome que o homem desse aos animais esse seria o nome deles. Que privilégio Deus concede ao homem de dá nomes a Sua criação. 

"Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos;" (Gênesis 2.19-20)

Além disso, é declarado nas Escrituras que: "O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel." (Provérbios 12.10) A palavra atentar aqui significa, "considerar, observar, conhecer, dar atenção, cuidar, dar importância".

Também nos recordamos de dois fatos mencionados na Bíblia, envolvendo jumentos; um homem embrutecido e sua jumenta, ao ponto dele trocar algumas palavras com ela. (Números 22.21-33)

E o outro, mais importante, um jumentinho sendo usado na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém: "E Jesus, tendo conseguido um jumentinho, montou-o, segundo está escrito: Não temas, filha de Sião, eis que o teu Rei aí vem, montado em um filho de jumenta." (João 12.12-15; Zacarias 9.9; Mateus 11.1-10; Lucas 19.28-38)

A Bíblia também menciona o cuidado do próprio Deus sobre os animais, desde sua criatividade, vários tipos, formatos, tamanhos e cores, como sua manutenção pelas obras da providência, e seus hábitos. (Salmo 104.24-25; Jó 38.1 – 39.2; Mt 6):

"Que variedade, SENHOR, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas. Eis o mar vasto, imenso, no qual se movem seres sem conta, animais pequenos e grandes.” (Salmo 104.24-25)

"Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?" (Mateus 6.26)

Eles até servem de ensino para os homens, como o hábito das formigas, da águia, e tantos outros, animais puros e impuros, ilustrando também os atos dos homens; ovelhas, bodes, pombas, serpentes, víboras, lobos, porcos, cães, etc.

Enfim, devemos ser imitadores do Criador como filhos amados do nosso Pai Celeste, e cuidar de sua criação, inclusive dos animais, criaturas de Deus, que sofrem por culpa do homem, pois eles também adoecem, sentem dores, tristezas, alegria, afeto e amizade.

Deus atende até os animais quando clamam por alimento para seus filhotes e cuida deles:

"...e dá o alimento aos animais e aos filhos dos corvos, quando clamam." (Salmos 147.9)

"Quem prepara aos corvos o seu alimento, quando os seus pintainhos gritam a Deus e andam vagueando, por não terem que comer? Sabes tu o tempo em que as cabras monteses têm os filhos ou cuidaste das corças quando dão suas crias?" (Jó 38.41-39.1)

Se nós que somos pecadores atendemos as necessidades das criaturas de Deus, quanto mais o SENHOR que os criou e deu a vida.

Deus nos deu a ordem e responsabilidade de cuidar da criação, isso inclui também orar por ela. Concordo que o argumento seja simplista... Mas também uma influência do meu pai, pois ele orava pelas flores do campo, borboletas, aves do céu, peixes do mar...

Contudo, usando o exercício da lógica piedosa e pensando biblicamente - seria um motivo justo pelo que orar, especialmente fazendo aplicações dos textos: "O justo atenta para a vida dos seus animais..." E dos próprios animais "clamarem" por suas crias e o Criador ter interesse de alimentá-los... com ampla citação a esse respeito, até mesmo do Senhor Jesus.

Deve-se orar pelas chuvas? Pelos frutos da terra? Pela prosperidade dos campos? Então, devemos orar pelos animais e suas crias, para que sejam fecundos e produtivos. E também em casos de aperto. (2 Crônicas 7.13-14; 1 Reis 18.41-45)

Além disso, toda criação também exalta ao Senhor, pois foi criada para o seu louvor:

"Louvai ao SENHOR da terra, monstros marinhos e abismos todos... feras e gados, répteis e voláteis... Louvem o nome do SENHOR, porque só o seu nome é excelso; a sua majestade é acima da terra e do céu." (Salmos 148.7, 10, 13).

"Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!" (Salmo 150.6).

Os animais contribuem com a felicidade do homem, fazem companhia, e também cansam, pois o ajudam no trabalho, sendo lembrados nos mandamentos, principalmente sobre o descanso. (Êxodo 20.9-10, 17)

Além disso aguardam a remissão e restauração da terra quando todos viverão em paz com os homens. (Romanos 18.18-25; Isaías 11.6-9; Apocalipse 5.13)

"O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco." (Isaías 11.6-8)

No que diz respeito a consumação dos séculos, no novo céus e nova terra, a partir desses textos, alguns creem na recreação dos animais, outros na ressurreição deles. Pelo fato, dos efeitos da maldição e da morte, ter atingido a terra de forma total e não parcial, também serão revertidos plenamente. Contudo, é certo que eles estarão presentes e louvarão ao SENHOR:

"Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos." (Apocalipse 5.13)

Que o Criador conceda sua bendita graça aos profissionais dessa importante área; médicos veterinários, tecnos, ong's e tantos outros que cuidam e amenizam os sofrimentos dessas pequenas e grandes criaturas tão queridas que Deus deu vida.

Parafraseando os Reformadores do Séc. XVI: "Cuidadores que cuidam dos animais, vocês cuidam do que pertence ao Reino de Deus." 

Parabéns aos que escolheram essa profissão, que Deus abençoe vocês no uso dos dons que Ele lhes concedeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário