quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Causas da Pobreza

CAUSAS DA POBREZA

A situação do pobre é um dos principais temas no cenário e discursos políticos, geralmente se considera mais sobre os efeitos do que a causa. Na atual configuração do mundo ela serve à vários propósitos determinados por Deus em sua soberania e governo absoluto, dentre eles podemos mencionar alguns:

Antídoto contra o orgulho e um reconhecimento da dependência de Deus, além de revelar a necessidade do relacionamento humilde com os nossos semelhantes. O SENHOR em sua palavra deu atenção especial ao pobre:

- Colheitas, escravidão, trabalho e descanso.

- Repreensão ao opressor e justiça social.

- Caridade e socorro aos necessitados, órfãos e viúvas.

Calvino descrevia a caridade, abrir a mão aos pobres, como um remédio contra a avareza, e fazia uma clara distinção entre ação social e mendicância, pois muitos podem pedir de fato por necessidade momentânea, outros por vícios, buscam satisfazer os seus prazeres abusando e explorando a boa vontade do próximo.

O dicionário define “Mendicância” como o “ato de pedir, publicamente, com habitualidade, esmolas ou auxílio de qualquer natureza, a pretexto de pobreza ou necessidade". (Dicionário Informal)

A condição que a humanidade vive na atual configuração pós-queda trouxe várias consequências e manifestações do pecado. Os vícios, ostentação, desperdício, cobiça - avareza, roubo, drogas, ociosidade (desperdício de tempo), acomodação e preguiça, e tantas mazelas e inclinações da nossa natureza caída que atrofia e prejudica de várias formas o homem e faz com que ele não faça nada para sair ou mudar a sua condição de pobreza.

Ação Social Efetiva x Assistencialismo – Uma ação social malfeita alimentará a preguiça e a conservação do estado de pobreza e dependência viciosa.

A pobreza pode ser resultado de problemas naturais como desastres, questões climáticas ou condições de saúde, mas, também pode ter como causa, ações políticas desastrosas como guerras ou má gestão econômica, gerando falta de condições e oportunidades do homem sair do estado em que se encontra.

- Injustiças sociais, exploração e corrupção.

- Aumento do Estado por meio dos Impostos, gerando dependência e pobreza.

Ações simples do governo como baixar impostos poderão incentivar investimentos privados e geração de empregos, baixa de preços, aumento de poder de compra e consumo, gerando demanda de produção e mercado e causando vários efeitos em cadeia. Ex.:

- Energia e combustível.

- Ferrovia e transportes.

________________

*Texto em desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário