quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

A Excelência do Casamento

A EXCELENCIA DO CASAMENTO

"Digno de honra entre todos é o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros." (Hebreus 13.4)

Introdução

Não é à toa que o diabo, seus filhos e discípulos, tenha tanto ódio pela estrutura e definição bíblica de família. Pois, o casamento reflete e ilustra a relação do SENHOR com o seu povo. Deus mesmo é chamado de Pai, e concede esse privilégio ao homem, sua nação é chamada de mãe e o seu povo de filhos. Cristo é o noivo e esposo, a igreja sua noiva e esposa, mãe de muitos filhos, que o dragão, a antiga serpente sempre tentou destruir. (Is 50.1; 54.5-13; Ez 19.1-14; Ap 12.1-6, 13-17; 19.7-9; Êx 4.22; Is 1.2-9; Rm 9.25-26; Ap 21.7; 1Tm 4.1-3)

Enquanto o Senhor Jesus honrou o matrimônio de tal maneira que realizou o seu primeiro milagre, transformando a água em vinho em uma festa de casamento em Caná (Jo 2.1-11), o que apontava para o seu próprio ministério e foi ilustrado em suas parábolas (Mt 22.1-14; 25.1-13).

O que dizer de um homem que constantemente trata mal a esposa que Deus lhe deu? É como alguém que odeia a própria carne, pois não cuida da parte mais frágil de si mesmo, já que ambos são um só, "a costela" novamente unida ao corpo (Gn 2.21-23; Ef 5.28-29; 1Pe 3.7). Pior ainda, sendo um homem cristão, envergonhando e desonrando assim o nome de Deus, é equivalente ao uso do nome de SENHOR em vão, pois é como alguém que despreza as Escrituras.

I.      O Propósito do Casamento (CFW - XXIV.II)

a.      Companhia Idônea - Companheirismo: (Gn 2.19; Ec 4.9-12; Ef 5.22-33; 1Pe 3.1-7)

b.      Proteção contra a Impureza: (1Co 7.2-3)

c.      Geração e Criação de Filhos Piedosos: (Gn 1.27-28; Dt 6.4-7; Ef 6.1-4)

II.    Fundamentos do Casamento

a.      Pentateuco: Gênesis 2; Êxodo 20; Deuteronômio 5.

b.      Salmos 128, Provérbios 31 e Eclesiastes 4; 9.9

Salomão, responsável pela construção do Templo de Jerusalém, afirmou em um dos Salmos de sua autoria e no livro de Eclesiastes, que toda bênção e alegria do trabalho e da família procedem das mãos do SENHOR:

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta.”(Sl 127)

“Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus, pois, separado deste, quem pode comer ou quem pode alegrar-se?” (Ec 2.24-25)

“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor! O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!” (Sl 128)

Uma boa esposa também é fruto da graça e bênção de Deus, essas são de graciosas e de espírito submisso, respeitoso e manso. Pois, existem também aquelas que são instrumentos e alvo do juízo do Senhor, como Dalila e Jezabel, trazem ruína aos homens, são insubmissas, desrespeitosas, vivem provocando a ira de seus maridos, essas são chamadas de mulheres rixosa, iracundas, insensatas, infiéis:

“A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos.” (Pv 12.4)

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.” (Pv 14.1)

“Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa.” (Pv 21.9; 25.24)

“O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes” (Pv 27.15)

“Palavras do rei Lemuel, de Massá, as quais lhe ensinou sua mãe. Que te direi, filho meu? Ó filho do meu ventre? Que te direi, ó filho dos meus votos? Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos, às que destroem os reis... Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias. O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho. Cinge os lombos de força e fortalece os braços. Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca. Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado. No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate. Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura. Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra. Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores. A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.” (Pv 31.1-3, 10-31)

Por isso, a mulher virtuosa é comparada a uma joia preciosa difícil de encontrar, ela é a coroa do seu marido, merece ser estimada e valorizada, a vida deve ser aproveitada ao seu lado, pois ela é dada pelo SENHOR:

“O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor.” (Pv 18.22)

“Então, considerei outra vaidade debaixo do sol, isto é, um homem sem ninguém, não tem filho nem irmã; contudo, não cessa de trabalhar, e seus olhos não se fartam de riquezas; e não diz: Para quem trabalho eu, se nego à minha alma os bens da vida? Também isto é vaidade e enfadonho trabalho. Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.” (Ec 4.7-12)

“Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol.” (Ec 9.9)

Maltratá-la, repudiar, tratar com indiferença, amargura, desprezo ou abandonar a mulher que Deus nos deu é grande mau perante o SENHOR, se isso acontece é preciso arrependimento e perdão mútuo. Os profetas repreendiam os homens quando abandonavam a “mulher da tua mocidade”, ou seja, aquelas com as quais eles casaram na sua juventude, como Deus não abandona a sua Aliança seus servos também não devem abandonar (Is 54.6; Ez 16.60; Ml 2.14-16).

Sempre há uma forte tendência, especialmente nos jovens, um olhar “carnal” para a beleza física, mas é preciso observar também e especialmente as santas virtudes de uma jovem ao se escolher uma esposa, uma companheira para toda vida, pois vã é a beleza e a formosura que passará com o tempo, Enganosa é a graça (beleza), e vã, é a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada” (Pv 31.30). Temer ao SENHOR constitui ser obediente em adoração, e submissa ao que diz sua Santa Palavra.

Um coração enganoso ou ímpio tem o hábito de dar diversas desculpas injustificáveis perante Deus para desfazer seus laços matrimoniais, Adão ao culpar Eva, por sua negligencia, omissão, conivência e desobediência, também estava indiretamente culpando o próprio Deus: “Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi” (Gn 3.12).

c.       Profetas: Malaquias 2.14-16 - Deus odeia e abomina o divórcio.

“E perguntais: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. Não fez o Senhor um, mesmo que havendo nele um pouco de espírito? E por que somente um? Ele buscava a descendência que prometera. Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Porque o Senhor , Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o Senhor dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis.

III.  A Excelência da Vida Conjugal

a.      Jesus e o Casamento

- O Ministério de Jesus

- Digno de honra é o casamento

               - O primeiro milagre

- A Igreja Noiva do Cordeiro

               - Assim como Deus levou Eva à Adão

- A mulher ao homem (como Pai entrega sua filha)

- Os eleitos são levados à Cristo

- As Bodas do Cordeiro e a Consumação dos Séculos

b.      Paulo e Pedro

- Efésios 5.22: A Simbologia do Casamento Cristão

- 1 Coríntios 7.1-40: Várias Questões Relacionadas ao Casamento

- 1 Pedro 3.1-7: A Vida Comum do Lar

O Senhor é chamado de noivo e esposo, seu povo e Igreja, noiva e esposa. A infidelidade e idolatria são chamadas de adultério e apostasia. A aliança matrimonial é um pacto que sempre exemplificou a relação de Deus e seu povo, vemos isso claramente exposto nos profetas do Antigo Testamento, até mesmo demonstrado visível e drasticamente como no caso do profeta Oséas.

No Novo Testamento, fica ainda mais claro e evidente que o casamento reflete o relacionamento de Cristo e sua Igreja (Ef 5.22-33), assim como Jesus cuida de sua Igreja, o marido deve cuidar de sua esposa. Assim como Jesus irá apresentar sua igreja ao Pai, o homem irá um dia apresentar sua esposa perante Deus. 

É Deus quem dá uma esposa ao homem, assim como trouxe Eva à Adão. Se o homem não cuida dela como deve, conduzindo-a sempre com negligencia, descaso, amargura e maus tratos, o apóstolo Pedro diz que Deus nem ouvirá suas orações. Além disso, o Pai dela irá pedir contas do que se fez a sua filha, a quem Deus lhes confiou o cuidado, lhes concedendo o privilégio de tê-la como esposa. Algumas foram até mesmo pedidas em orações e recebidas como resposta das mesmas. Como pode ser depois desprezada tal dádiva?

Por isso que Paulo afirmou que o homem solteiro cuida das coisas do Senhor, mas o casado deve cuidar também das coisas do mundo em como agradar sua esposa (1Co 7.1-40). O apóstolo Pedro igualmente, disse que o homem deve viver a vida comum do lar (1Pe 3.1-7). E Salomão disse que nós devemos aproveitar a vida com a mulher que amamos como resultado do nosso trabalho. (Ec 9.9)

c.       Jugo Desigual

IV. Reformadores e Puritanos

a.      Lutero

b.      Calvino

c.       Puritanos

Conclusão

3 comentários: