quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Ouvintes Melindrosos

OUVINTES MELINDROSOS

A pregação em nossos dias perdeu seu caráter profético, ou seja, de voz de Deus ao seu povo. A maioria dos pregadores tem medo de afirmar, assim diz o SENHOR em sua santa Palavra escrita, por temor de ofender os pecados dos homens, a própria palavra "pecado" em si já é tida como ofensiva demais.

O melhor que se espera é um "cara legal" no púlpito e na liderança da igreja, que consiga juntar, por seu carisma, o máximo de pessoas em sua volta. Os homens estão com os ouvidos sensíveis, efeminados. E as mulheres parecem que querem um pregador de poesias em cima de um cavalo branco jogando rosas.

As pregações do nosso tempo tem se tornado discursos apáticos, superficiais, cheios de palavras refinadas, elogios e meros conselhos de autoajuda que visam tão somente agradar, satisfazer e inflar o ego dos ouvintes, que em nada difere das palavras do mundo. Muitos pregadores poderiam ser comparados a vendedores que buscam convencer e atrair consumidores para suas ilusões e não para uma vida de renúncias, arrependimento, evidência de conversão, guiada pela Escritura de fato e de verdade.

"Eu acredito que caluniamos a Cristo quando pensamos que devemos atrair o povo por outra coisa que não a pregação de Cristo crucificado." Charles Spurgeon

“A tarefa da igreja não é continuar inventando novos evangelhos, novas teologias, novas moralidades e novos cristianismos, mas, antes, ser uma guardiã fiel do único Evangelho eterno.” John Stott

“Se você usa meios carnais para atrair pessoas para a igreja, você irá atrair pessoas carnais e terá que continuar usando meios carnais maiores ainda para mantê-los na igreja.” Paul Washer

O resultado disso é o falso-evangelho superestimado e muitas igrejas cheias de gente vazia de conhecimento e essência do verdadeiro evangelho de Cristo. As pessoas não temem mais a Deus e sua justiça, resultando em seu desagrado e juízo. E como alguém já disse, "quando os pastores pregavam contra o pecado os cristãos do passado mudavam de vida, hoje mudam de igrejas." seguindo seus gostos e preferências, num grande rodízio eclesiástico, mas, como disse o apóstolo Paulo que haveria tempo que não suportariam ou sustentariam a sã doutrina, mas se cercariam de mestres segundo seus desejos e que façam cócegas nos seus ouvidos mimados e hipersensíveis.

“Muitos homens odeiam a verdade por amor daquilo que tomaram por verdadeiro.” Santo Agostinho

“Quando a Verdade se apresenta, o sábio vê a luz e faz ajustes, o tolo se ofende.” Josemar Bessa

Há ainda aqueles "acomodados" que "conhecem" ou "sustentam" teoricamente algumas verdades "reformadas", mas as desonra ou envergonha com a vida, são igualmente imaturos e melindrosos. Esses “ouvintes de cristais” quando confrontados pela Escritura fielmente pregada, sentem-se pessoalmente ofendidos, magoados e ressentidos buscam alguma falha no mensageiro que possa diminuir o valor, importância e veracidade da Palavra, além de minimizar a gravidade e seriedade do pecado presente em todo homem.

O próprio pregador também caminha na luta por mortificação da carne e nunca deve esquecer-se de que é da mesma natureza herdada de Adão. Portanto, não se pode buscar plena perfeição nos homens em seu estado terreno, ou usar suas debilidades e dificuldades como desculpas para desconsiderar a santa Palavra de Deus, na tentativa encobrir nossas próprias falhas. O nosso representante no Éden fez algo semelhante tentando justificar sua desobediência diante de Deus, como fez também Saul no estado de desobediência ao SENHOR.

É triste e lamentável, presenciarmos uma geração inteira que despreza a Deus, tendo em pouco caso e estima ao Senhor, seu culto e sua Palavra, uma geração e sua descendência sob a visível ira de Deus.

“Ajuda-me a lembrar-me de que eu sou profeta, não um animador, não um gerente religioso, mas um profeta. Que eu nunca me transforme num escravo das multidões.” A. W. Tozer

SENHOR tem piedade e misericórdia de nós e nos converta, só assim seremos verdadeiramente salvos, inclina o nosso coração à amar o SENHOR e a tua santa vontade, revelada em tua bendita Palavra.


3 comentários:

  1. Deus o abençoe Rev. Ivanildo! Esse texto expressa muito bem a realidade de muitos púlpitos e igrejas de nossos dias. "Cristãos" que consomem a pregação que desejam ouvir e "pastores" que não ousam pregar nada que fira o pecador.

    ResponderExcluir