quarta-feira, 24 de março de 2021

O Iluminismo na História da Igreja Contemporânea

 

O ILUMINISMO NA HISTÓRIA DA IGREJA CONTEMPORÂNEA

O iluminismo foi um movimento filosófico do Séc. XVIII que marcou o início do período contemporâneo, pois, muito de seus pensamentos provocaram ações que moldaram a sociedade nos padrões que chegaram aos nossos dias, muitas de suas ênfases tiveram origem em ideias advindas especialmente do renascentismo e humanismo secular que vigoraram principalmente dos Séc. XIV ao Séc. XVI.

O humanismo destaca a importância do “homem”, e o iluminismo a “razão do homem” destacando ainda sua livre vontade ou liberdade de “padrões” anteriores, lançando as bases do liberalismo econômico, mas também teológico. Assim, pode-se afirmar que o iluminismo é um dos frutos ou filho do humanismo, fazendo de uma forma controversa, na França o que a Reforma Protestante fez na Alemanha e Suíça, aproveitando ainda muito de seu pensamento social sem o foco religioso.

Esse movimento surgiu num contexto de ataque ao catolicismo e fortalecimento das monarquias (absolutista) locais ou regionais. Com o enfraquecimento do poder civil do catolicismo romano, os reis das cidades estados se fortaleceram, com o apoio dos humanistas e da nobreza que compunha os conselhos das cidades, isso aliado ao impacto do protestantismo.

Nesse contexto havia várias formas de igrejas, aquela que ainda dominava ou exercia influencia sobre o Estado (catolicismo), aquelas que se tornaram bastante ligadas ou dependentes do apoio dos monarcas, estados ou magistrados e as denominações mais radicalmente independentes (protestantismo) ou ecumênicas.

Desta forma, os conselhos das cidades estados acabaram tendo uma boa relação com o monarca, dando-lhes muitas vezes lugar de destaque até mesmo nas questões de controvérsias religiosas nas igrejas. O iluminismo defendia a separação definitiva da igreja do estado, seja ela católica ou protestante. Sendo também fruto da pós-modernidade, atacava qualquer forma de absolutismo seja ele do monarca ou da igreja.

O conceito de “Verdade Absoluta” é abandonado pela “crítica da razão”, ou pelo “criticismo” negando todo fundamento ou conhecimento que não possa ser analisado ou provado pela razão, na prática é o desenvolvimento do conceito da “verdade relativa” da pós-modernidade sintetizada com a busca pelo “conhecimento empírico ou comprovado” advindo da modernidade renascentista. Basicamente a regra principal era, tudo que tinha sido dito pela tradição ou por qualquer autoridade que fosse, devia ser questionada pela razão individual.

O movimento ganhou força entre a própria burguesia e membros descontentes da nobreza. Que desejavam mais liberdade econômica e igualdade. Outro ponto que buscavam era um tipo de "fraternidade intelectual", baseada no "conhecimento" e não em dogmas, que no contexto se tornará motivo de muitas controvérsias e divisões "denominacionais". Os ideais de liberdade, igualdade, tolerância religiosa, fraternidade, filantropia e ações sociais, ganhou a simpatia e defensores de todas as classes da sociedade, independente de etnia ou sexo.

A filantropia ou ações sociais desse contexto ganharam mais força diante das necessidades e dificuldades provocadas através da “revolução industrial”. O iluminismo é um tipo de "reforma social e intelectual" que veio principalmente pelas vias da filosofia, através da classe média insatisfeita, empresariado que sustentava o clero e ou/ a monarquia, sofrendo pressão ou se compadecendo da situação das classes menos favorecidas, e direta ou indiretamente acabaria fundamentando o capitalismo e livre mercado através de ações da aristocracia e burguesia, mas também o socialismo fazendo uso da coletividade em seus ideais.

O espírito de liberdade e igualdade do iluminismo teve sua maior expressão na "revolução francesa", mas também influenciou outros movimentos semelhantes na Europa e na América. De certa forma, influenciada pelos ideais do humanismo.

O iluminismo lança a base para outras hermenêuticas, momentos depois. No campo da teologia tinha a razão com principal ferramenta de análise da fé, dogma, tradição ou ortodoxia seja ela qual for. Promovendo o liberalismo também no campo religioso. Assim o iluminismo filosófico entrou em linha de colisão e embate com a teologia católica e protestante. Immunuel Kant (1724-1804), Georg Hegel (1770-1831), Soren Kierkegaard (1813-1855), Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Nietzsche (1844-1900) são expoentes do pensamento que evoluiu desse período.

Fortalecendo um ponto de conflito entre fé (dogmas) e razão. Nesse ponto surgiu também o Deísmo, a crença que existe um deus nas estrelas que não se revelou, não se interessa ou não interfere nas questões da terra e Leis Morais entre os homens. O pietismo aparece como reação ao racionalismo, tanto dentro como fora das igrejas e universidades. Contudo, o pietismo também tem um ponto em comum com o racionalismo, lançando críticas a fé teórica dogmática, buscava aquilo que era prático e não  comprovação de doutrinas cristãs debatidas e recebidas ao longo da história.

O pietismo se propondo ser algo "bíblico-prático", lançou a base para o evangelicalismo em seguida. Alimentando e acirrando a discussão em torno do academicismo teológico, sugerindo um evangelismo mais pragmático, promovendo um ponto de separação entre a teologia/doutrina ou dogmas vs oração, avivamento "espiritual", evangelismo e ação social. Um tipo de conflito entre razão ortodoxa vs coração e emoção/experiência e luz interior (misticismo), o que acaba também apelando para um tipo de luz derivada do homem. Esses movimentos sofrem diretamente o impacto da época que ficou também conhecida por “era das luzes”.

O quietismo é outro movimento que surge nesse contexto, bem semelhante ao pietismo, contudo seu foco é na anulação da vontade do indivíduo, enquanto a razão do homem era exaltada e elogiada pela maioria dos humanistas e especialmente pelos iluministas o quietismo buscava ser basicamente um contraponto nessa questão, buscando a acomodação social, racional e espiritual do homem, num tipo de misticismo "meditativo" ou estado de quietude de mente "inativa". 

O iluminismo inicialmente destacou ainda o conceito de democracia e participação popular nas decisões políticas, defendendo o liberalismo econômico e assim fortalecendo especialmente o capitalismo. Outro fruto desse contexto, como já mencionado foi o "desenvolvimento e revolução industrial" surgindo como resultado do liberalismo econômico.

Rev. Ivanildo Soares dos Anjos 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário