Que saudade daqueles dias comuns de rotina abençoada.
Você já ouviu a expressão "bendita rotina"? Normalmente ela é usada no sentido irônico, negativo e de murmuração. Mas "bendita" significa "abençoada" - "abençoada rotina", diz respeito as bênçãos cotidianas.
Eu li uma frase que dizia: "Nada é tão especial quanto um dia comum." Isso significa que quando os dias são normais "tudo está bem". Aparentemente do ponto de vista humano, você pode planejar, organizar e até "controlar" as coisas, tudo "depende" de suas ações (porque na verdade, tudo está no controle de Deus - soberania, decretos e providencia).
Difícil é quando as coisas mudam de repente e foge totalmente da sua rotina, como em caso de saúde, guerras, calamidades, etc. Você não consegue controlar, apenas tenta contornar ou minimizar os efeitos colaterais.
Havia uma prática judaica que nos chamam a atenção sobre esse fato, um judeu religioso tinha o hábito de fazer orações ao acordar e ao dormir, lembrando-se das bençãos "comuns" e cotidianas:
"Ao acordar diga: "Meu Deus, a alma que me deste é pura; tu formaste em mim, tu a inspiraste em mim, tu a conservas em mim, e um dia tu a tomarás de mim e me devolverás no futuro; por todo o tempo que a alma está dentro de mim, eu te dou graças diante de ti, Senhor meu Deus, e Deus dos meus pais, Senhor de todas as almas. Sê bendito, Senhor, que fazes as almas voltarem aos corpos mortos". Ao ouvir o cantar do galo, diga: "Bendito seja aquele que deu inteligência ao galo, para distinguir o dia da noite". Ao abrir os olhos, diga: "Bendito aquele que dá ao cego a capacidade de ver". Ao se levantar e sentar-se na cama, diga: "Bendito aquele que liberta os prisioneiros". Ao se vestir, diga: "Bendito aquele que veste os nus". Ao se levantar, diga: "Bendito aquele que eleva os que estão curvados". Ao descer da cama, tocando a terra, diga: "Bendito aquele que estendeu a terra seca sobre as águas". Ao ficar completamente em pé, diga: "Bendito aquele que dispõe os passos do homem". Ao calçarem os sapatos, diga: "Bendito aquele que satisfaz as minhas necessidades". (...)"
Que Deus nos ajude a ter um coração mais grato pela "bendita rotina", pelos "dias comuns", "dias normais" em que as bençãos de Deus estão sobre nós, mantendo tudo tranquilo e em paz. Que não nos falte harmonia, sossego, saúde, trabalho e o pão nosso na mesa, como o maná vindo do alto sendo colhido a cada dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário