חֲזַ֣ק וֶאֱמָ֔ץ
Hazaq ve'emats
Sê forte e corajoso
"Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." (Josué 1.1-9)
Ser forte (חֲזַ֣ק) é permanecer firme e perseverar diante das dificuldades e pressões que colocam em dúvidas ou contraria as Palavras e Promessas de Deus. Ser corajoso (אֱמָ֔ץ) é ter a ousadia, confiança e determinação fortalecidas no SENHOR.
Essas palavras foram ditas seis vezes a Josué. Ele liderou batalhas no deserto (Êx 17), foi um dos 12 espias (Nm 13), e escolhido por Deus para ser o sucessor de Moisés nas guerras da terra prometida (Dt 3.21).
Foram ditas duas vezes em Deuteronômio 31 uma vez dita por Moisés (v.7), depois de dizer as mesmas palavras ao povo de Israel (v.6) e a outra dita pelo próprio Deus (v.23).
"Passou Moisés a falar estas palavras a todo o Israel... Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará. Chamou Moisés a Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: Sê forte e corajoso; porque, com este povo, entrarás na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os farás herdá-la. O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes... Ordenou o SENHOR a Josué, filho de Num, e disse: Sê forte e corajoso, porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que, sob juramento, lhes prometi; e eu serei contigo." (Deuteronômio 31.1, 6-8, 23).
Enfatizadas quatro vezes em Josué, três ditas pelo SENHOR no início do livro (Js 1.6, 7, 9), e uma vez repetida pelo povo ao animar seu líder:
"Então, responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos e aonde quer que nos enviares iremos. Como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedeceremos a ti; tão-somente seja o SENHOR, teu Deus, contigo, como foi com Moisés. Todo homem que se rebelar contra as tuas ordens e não obedecer às tuas palavras em tudo quanto lhe ordenares será morto; tão-somente sê forte e corajoso." (Js 1.16-18)
Em todas elas, incentiva e ordena "não to mandei eu?" (v.9) repetidamente a coragem, confiança e fidelidade na Palavra de Deus e suas promessas, pois o SENHOR daria vitória ao seu povo diante de todos os seus inimigos.
Assim vemos a necessidade de sermos lembrados e relembrados repetidamente das Palavras do nosso SENHOR, diante dos desafios e dificuldades da vida, especialmente nos contextos de medo, dúvidas, insegurança ou desânimos.
Sede fortes e corajosos, não temam o SENHOR é convosco. Outro fato interessante é que as palavras foram ditas a Josué, que é a mesma palavra para Jesus em hebraico יהושׂוע "Yehôshûa" e significa "Javé é salvação".
O Senhor Jesus disse algo semelhante aos seus discípulos, ordenando-os a guardar e ensinar suas Palavras:
"Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século" (Mateus 28.18-20)
Portando não desanimem, "fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus" como Paulo disse a Timóteo (2Tm 2.1). "Perto está o Senhor". (Filipenses 4.5b).
Devemos ter força e coragem para permanecer firmes pela Palavra, não deixar ninguém para trás, mas sempre avançar, como um exército numa verdadeira batalha. Devemos gastar os últimos recursos e não abandonar qualquer soldado ferido.
Na igreja é preciso fazer o mesmo em relação as ovelhas do Senhor, ainda mais quando existe amor e verdade, é necessário cuidar sem desistir ou desanimar: "Venceu nosso Cordeiro vamos seguí-lo."
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão." (1 Coríntios 15.58)
"Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor." (1 Coríntios 16.12)
Sejamos fortes, destemidos, firmes e confiantes, também no AMOR, o verdadeiro amor é corajoso, não guarda ressentimentos e jamais acaba (1Co 13), pois no Senhor a nossa união e luta não é vã.
Nos momentos de medo, dúvidas, incertezas devemos somente confiar em Deus. Essas palavras "sê forte e corajoso" ditas repetidamente não são apenas para Josué, um grande homem de Deus que liderou o povo nas difíceis batalhas.
Ela também aparece em outras ocasiões, por exemplo, Davi falando para o seu filho Salomão.
"Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e corajoso e faze a obra; não temas, nem te desanimes, porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do SENHOR." (1 Crônicas 28.20)
E elas não falam apenas de homens, mas principalmente sobre o SENHOR Deus cumprindo sua Palavra, e promessas feitas desde Abraão.
Por isso, precisamos manter a força e a coragem, orando para ver as mãos do SENHOR agindo em nosso tempo, mesmo que os dias sejam difíceis e tudo pareça está perdido. Devemos orar como os servos de Deus no passado:
"Socorre, SENHOR, Deus meu! Salva-me segundo a tua misericórdia. Para que saibam vir isso das tuas mãos; que tu, SENHOR, o fizeste." (Sl 109.26-27)
E dizer: "Seja feita a soberana Vontade do nosso Deus, SENHOR e Rei." Reconhecendo que somos apenas pequenos servos, simples escravos debaixo das poderosas mãos do Criador em seu governo, santos decretos e providência.
Decretos de Deus são seus planos e desígnios preestabelecidos, perfeitos e imutáveis, por meio dos quais ele dirige soberanamente a história e realiza sua vontade soberana em todo o universo, atingindo, assim, seus propósitos santos.
"Os decretos de Deus são os atos sábios, livres e santos do conselho da sua vontade, pelos quais, desde toda a eternidade, Ele, para a sua própria glória, imutavelmente predestinou tudo o que acontece, especialmente com referência aos anjos e aos homens. *Sl 33.11; Is 45.6-7; Rm 9.11-13, 22-23; Ef 1.4-6, 11" (Catecismo Maior de Westminster, p. 12)
"As obras da providência de Deus são a sua mui santa, sábia e poderosa maneira de preservar e governar todas as suas criaturas e todas as suas ações, para a sua própria glória. *Gn 45.7; Lv 21.8; Ne 9.6; Sl 103.19; 104.24; Is 63.14; 92.29; Mt 10.29-30; Rm 11.36; Hb 1.3" (Catecismo Maior de Westminster, p.18)
Os decretos em outras palavras são os planos de Deus impossíveis de ser frustrados (Jó 23.13,14; 42.2; Is 43.13; 46.10), eles são executados pela sua providência acima dos frágeis propósitos humanos (Dn 4.35; Pv 16.1, 9; 19.21; Fp 2.13).
Eles são santos, justos, bons, sábios, prefeitos, e imutáveis, ou seja, não sofrem alterações, não depende dos meros e inconstantes sentimentos dos homens, Deus mesmo muda a disposição dos seus corações. (Êx 4.21; 7.3; 9.12; 10.20, 27; 11.10; 14.4, 17, 48; 1Sm 15.29; Sl 33.11; Is 46.10; Rm 9.18; Ef 1.1; Cl 1.1; Hb 6.17; 1Pe 4.19).
"Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem." (1Pedro 4.19)
A palavra "vontade" é θελημα "thelema", vontade, escolha de Deus, deseja em seus propósitos tem determinado que será feito, sua inclinação, prazer, satisfação.
E "encomendar" nesse texto é παρατιθημι "paratithemi", significa, "confiar, entregar-se aos cuidados de Deus, colocar a si mesmo ou para nas mãos de Deus."
"Venha o teu reino; faça-se a tua vontade (θελημα), assim na terra como no céu." (Mateus 6.10)
"Ele, por sua vez, se afastou, cerca de um tiro de pedra, e, de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade (θελημα), e sim a tua. [Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava. E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.]" (Lucas 22.41-44)
"Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego (παρατιθημι) o meu espírito! E, dito isto, expirou." (Lucas 23.46)
Nenhum comentário:
Postar um comentário