terça-feira, 7 de maio de 2013

O Peregrino

Capítulo 5*

Cristão em casa de Intérprete. Coisas que lá viu; um bom ministro do Evangelho; regenerado pela fé dum coração por natureza corrompido; a melhor escolha; a vida espiritual sustentada pela graça; a perseverança; a apostasia; o juízo final.


Pôs-se Cristão a caminho com muito ânimo, e dentro de pouco tempo, chegava à casa de Intérprete. Bateu à porta repetidas vezes, até que lhe perguntaram quem era.

Cristão – Sou um viajante enviado por um conhecido do dono desta casa, a fim de saber coisas proveitosas. Desejava, portanto, falar ao dono da casa.

Este apareceu imediatamente, e dirigindo-se ao viajante, perguntou-lhe:

Intérprete – Que pretendes?

Cristão – Senhor, eu venho da cidade da Destruição e dirijo-me para o monte Sião. O homem que está à porta da entrada do caminho disse-me que eu devia passar por esta casa, e que me ias mostrar muitas coisas excelentes e proveitosas para a minha viagem.

Intérprete – Podes entrar. Serão cumpridos os teus desejos.

Em seguida ordenou a um de seus criados que acendesse uma luz, e tomando pela mão o viajante, introduziu-o numa sala. Abriu depois uma porta, e Cristão viu, pregado na parede, o retrato duma personagem grave e majestosa dos livros na mão e a lei da verdade escrita nos seus lábios; voltava as costas ao mundo, e estava na atitude de instar com os homens; uma coroa de ouro estava pendente sobre a sua cabeça. Dirigindo-se a Cristão, que não percebia o que significava aquele quadro, disse-lhe:

Intérprete – Este é um entre mil. Este pode tomar para si aquelas palavras do Apóstolo: “Porque, ainda que tenhais dez mil aios em Cristo, não tereis, todavia, muitos pais; pois eu sou o que vos gerou em Cristo pelo Evangelho. Filhinhos meus, por quem eu de novo sinto as dores de parto.” (I Coríntios 4:15; Gálatas 4:19). E o apresentar-se com os olhos levantados para o céu, o melhor dos livros na mão, e lei da verdade escrita em seus lábios, é para te mostrar que se ocupa em conhecer e explicar coisas obscuras para os pecadores; e por isso está de pé, na atitude de quem trata de convencê-los. Tem o mundo atrás das costas, e uma coroa de ouro pendente sobre sua cabeça para te significar que, desprezando e fazendo pouco caso das coisas deste mundo, por causa do serviço do seu Senhor, terá como recompensa, no século futuro, uma coroa de glória. Principiei por te mostrar este quadro, porque a personagem aqui representada é a única autorizada pelo Senhor do lugar para onde te diriges, para te guiar em todos os passos difíceis que hás de encontrar no teu caminho. Não te esqueças do que te ensinei nem do que viste, porque talvez encontres na tua viagem alguém que, inculcando-se guia, te queira encaminhar para a morte.

Depois pegou-lhe na mão e conduziu-o a uma sala cheia de poeira, porque nunca fora varrida, e, tendo ordenado a um dos criados que a varresse, levantou-se tal nuvem de poeira que Cristão ia ficando sufocado. Disse Intérprete então a uma jovem, que os acompanhava, que borrifasse a casa com água, e assim pôde varrer-se a casa sem dificuldade.

Cristão – Que significa isto?

Intérprete – A sala representa um coração que nunca foi santificado pela doce graça do Evangelho; a poeira é o pecado original e a corrupção interior, que contamina todos os homens; o que principiou a varrer é a lei, e a jovem que trouxe a água e borrifou a sala é o Evangelho. Certamente notaste, quando o primeiro começou a varrer, que se levantou tanto pó que foi absolutamente impossível continuar, e estiveste quase a ser asfixiado: isto significa que a lei, em lugar de limpar os corações do pecado, fá-lo reviver cada vez mais (Romanos 7:9), dá-lhe força (I Coríntios 15:16), e fá-lo medrar na alma (Romanos 5:20), ao mesmo tempo que o denuncia e o prescreve, sem dar a força necessária para o vencer. O fato de ter sido possível varrê-lo e limpá-lo depois de o ter a jovem regado, significa que, quando o Evangelho entra no coração, vence e subjuga o pecado com a sua doce e preciosa influência. Limpa a alma que nele crê e torna-a digna de ser habitada pelo Rei da Glória (João 15:3; Romanos 3:25-26; Efésios 5:26; Atos 15:29).

Vi mais em meu sonho, que o Intérprete tomou, em seguida, a mão do Peregrino e conduziu-o a um pequeno quarto onde estavam dois meninos sentados; o mais velho chamava-se Paixão e o mais novo Paciência; o primeiro estava muito inquieto, e o segundo muito sossegado. Aquele, disse Intérprete, não se resigna a esperar, até ao princípio do ano futuro, pela posse das coisas que mais estima, como lhe aconselha o seu preceptor; queria possuí-las já, e como não pode consegui-lo, está inquieto. Paciência, porém, resigna-se e espera.

Naquele momento vi entrar um homem com um saco de dinheiro, que colocou aos pés de Paixão. Este recebeu-o com grande interesse e alegria, dirigindo a Paciência um sorriso de escárnio, mas a sua alegria foi pouco duradoura, porque o dinheiro depressa se gastou; nada mais restou a Paixão do que uns miseráveis andrajos.

Intérprete – Paixão é a imagem dos homens deste mundo, e Paciência a dos homens do século futuro. Paixão quer possuir e gozar tudo agora, neste mesmo ano, isto é, neste mundo, à semelhança dos homens que querem gozar tudo quanto se lhes afigura melhor, e nada desejam para o mundo futuro, ou para a outra vida. O conhecido provérbio – mais vale um pássaro na mão que dois voando, é para eles de muito mais valor do que todos os testemunhos divinos acerca da felicidade futura. E que lhes acontece? Assim como a Paixão só ficaram uns andrajos depois de gasto o dinheiro, assim a eles sucederá.

Cristão – Compreendo perfeitamente que Paciência é muito mais sensato: 1º. Porque aspira as coisas mais excelentes, e 2º porque há de gozá-las e ter nelas a sua glória, quando aos outros só restarem andrajos.

Intérprete – E, ao que disseste, deves acrescentar que a glória do século futuro será eterna, enquanto que os bens deste século se dissipam como fumo. Quem tem incontestável direito para se rir de Paixão é Paciência: porque terá finalmente a sua felicidade, ao passo que Paixão a tem agora. O primeiro há de ceder necessariamente o campo ao último, enquanto que este a ninguém terá que ceder, porque ninguém se lhe segue. O que recebe o seu quinhão do presente gasta-o no tempo, até que nada lhe reste, e o que o recebe no final conserva-lo-á para sempre, porque não há haverá mais tempo em que possa gastá-lo. Assim como dito ao rico avarento: “Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e que Lázaro não teve senão males; mas por isso está ele agora consolado e tu em tormentos.” (Lucas 16:25).

Cristão - Visto isso, percebo que é melhor não cobiçarmos as coisas presentes, e ter esperança nas futuras.

Intérprete - Assim é: “As coisas que se vêem são temporais, mas as que se não vêem são eternas” (II Coríntios 4:18). Acontece, porém, que, havendo grande afinidade entre as coisas presentes e os nossos apetites carnais, prontamente se tornam amigos; o que não sucede com ais coisas futuras, que tão longe estão do sentido da carne (Romanos 7:15-25). 
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*Continuação da leitura do livro "O Peregrino" para a turma da "Sala de Estudos"

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