O DEVER DE OUVIR
O primeiro versículo do Salmo 23, certamente é um dos textos mais conhecido da Bíblia: "O SENHOR é o meu pastor...” O povo de Deus é sempre retratado como ovelhas do seu pasto, essa figura de linguagem, tão conhecida, tanto no Antigo como Novo Testamento, ilustra bem a relação do nosso supremo Pastor com os seus fiéis servos: “Eu sou o bom pastor que dá a vida por minhas ovelhas... as minhas ovelhas ouvem a minha voz e me seguem." (Sl 95.7; Jo 10)
Essas duas referências falam tanto do pastor, como da ovelha. Deus como pastor de seu povo, guia, alimenta, ensina, instrui, cuida, protege, e, em Cristo deu a vida pelos que são seus. Somente Ele é santo, perfeito e infalível.
Contudo, nos textos acima, também há algo muito importante e indispensável que compete a ovelha, e que evidencia de fato, alguém como ovelha do SENHOR, isso consiste, no OUVIR a voz do seu Pastor e a seguir, pois, Ele leva o seu rebanho para lugares seguros, pastos verdejantes e águas tranquilas.
O que dizer daqueles que não ouvem a voz de Cristo, não seguem suas palavras, não obedecem suas instruções, orientações e ordenanças? Podemos concluir do texto acima, que não são suas ovelhas, pois, como lemos, o Senhor mesmo declara: "...as minhas ovelhas ouvem a minha voz e a segue". As ovelhas de fato, são seguidoras de Jesus, o supremo Pastor de nossas almas, ele nos dá suas palavras através das Escrituras, quando são fielmente proclamadas aos seus servos. Deus guia seu rebanho pelas mãos dos homens como fez com Moisés guiando o povo pelo deserto (Sl 77.20; 78.52).
Várias vezes ele chamou a atenção dos seus ouvintes: "Vede, pois, como ouvis... quem tem ouvido para ouvir ouça." Ele concluiu o Sermão do Monte com uma ilustração sobre aquele que ouve e pratica e o ouvinte negligente (Mt 7). A Parábola do Semeador está entre uma das mais conhecidas de seu ensino sobre a pregação do Evangelho, ela descreve os vários tipos de ouvintes, aqueles que a recebem com dúvida ou alegria, mas crêem apenas por um tempo e não perseveram, e também daqueles que crescem e frutificam (Mt 13).
Em toda a Escritura são muitas as exortações sobre a importância ouvir, "Ouvi, ó Israel... Se me ouvirdes... Se não me ouvires." (Dt 6; 28). O conceito de ouvir, inclui o sentido de obedecer. Ouvir é seguido do guardar, vigiar, praticar, como diz Apocalipse: "Bem aventurado aquele que ler, ouve e guarda..." Vemos a enfática exortação: “quem tem ouvido para ouvir, ouça o que o Espírito diz as igrejas.” O eleito é chamado, justificado, santificado para obediência (1Pe 1.1-2; Ef 2.10). O desobediente ao contrário é alguém que não dá ouvido, não tem prazer em obedecer, são chamados de “filhos da desobediência” e como Caim nunca se firmam na verdade (Ef 2; Jd).
A Pergunta 157 do Catecismo Maior de Westminster, discorre sobre a leitura da Escritura, as 159 e 160 de como a Palavra de Deus deve ser pregada e ouvida. Os Puritanos consideravam a fiel pregação da Escritura, como a voz de Deus falando ao seu povo. E o que dizer daqueles que desprezam os Sacramentos, ordenanças do Senhor.
CATECISMO MAIOR DE WESTMINSTER
157. Como a Palavra de Deus deve
ser lida?
As Santas Escrituras devem ser
lidas com um alto e reverente respeito; com firme persuasão de serem elas a
própria Palavra de Deus e de que somente Ele pode habilitar-nos a entendê-las;
com desejo de conhecer, crer e obedecer à vontade de Deus nelas revelada; com
diligência e atenção ao seu conteúdo e propósito; com meditação, aplicação, abnegação
e oração.
*Dt
11.13,14; Sl 1.2; 119.18,97; 2Cr 34.21; Ne 8.5; Is 66.2; Pv 3.5; Mt 13.23; Mc
4.20; Lc 22.44-48; 24.45; At 2.38,39; 8.30,34; 17.11; 1Ts 2.13; 2Pe 1.16-21; 2:.2;
Gl 1.15,16; Tg 1.21,22.
159. Como a Palavra de Deus deve
ser pregada por aqueles que para isto são chamados?
Aqueles que são chamados a
trabalhar no ministério da Palavra devem pregar a sã doutrina, diligentemente,
em tempo e fora de tempo, claramente, não em palavras persuasivas de humana
sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder; fielmente, tornando
conhecido todo o conselho de Deus; sabiamente, adaptando-se às necessidades e
às capacidades dos ouvintes; zelosamente, com amor fervoroso para com Deus e
para com as almas de seu povo; sinceramente, tendo por alvo a glória de Deus e
procurando converter, edificar e salvar as almas.
*Jr
23.28; Lc 12.42; Jo 7.18; At 18.25; 20.27; 26.16-18; 1Tm 4.16; 2Tm 2.10,15;
4.2,5; 1Co 2.4,17; 3.2; 4.1,2; 9.19-22; 14.9; 2Co 4.2; 5.13,14; 12.15,19; Cl
1.28; Ef 4.12; 1Ts 2.4-7; 3.12; Fp 1.15-17; Tt 2.1,7,8; Hb 5.12-14.
160. Que se exige dos que ouvem a
Palavra pregada?
Exige-se dos que ouvem a Palavra
pregada que atendam a ela com diligência, preparação e oração; que comparem com
as Escrituras aquilo que ouvem; que recebam a verdade com fé, amor, mansidão e
prontidão de espírito, como a Palavra de Deus; que meditem nela e conversem a
seu respeito uns com os outros; que a escondam nos seus corações e produzam os
devidos frutos em suas vidas.
*Dt 6.6,7; Sl 84.1,2,4; 119.11,18;
Lc 8.18; 1Pe 2.1,2; Ef 6.17,18; At 17.11; Hb 2.1; 4.12; Tg 1.21.
161. Como os sacramentos se tornam
meios eficazes da salvação?
Os sacramentos tornam-se meios
eficazes da salvação, não porque tenham qualquer poder em si, nem qualquer
virtude derivada da piedade ou da intenção de quem os administra, mas
unicamente pela operação do Espírito Santo e pela bênção de Cristo que os instituiu.
*At 8.13,23; 1Co 3.7; 6.11; 1Pe 3.21.
162. O que é um sacramento?
Um sacramento é uma santa
ordenança instituída por Cristo em sua Igreja, para significar, selar e
conferir àqueles que estão no pacto da graça os benefícios da mediação de
Cristo; para os fortalecer e lhes aumentar a fé e todas as mais graças, e os
obrigar à obediência; para testemunhar e nutrir o seu amor e comunhão uns para
com os outros, e para distingui-los dos que estão fora.
*Mt 28.20; 26.26,27; At 2.38;
22.16; Rm 4.11; 6.4; 9.8; 1Co 10.16,17,21; 11.24-26; 12.13; Ef 4.3-5; Gl 3.27,29;
4.15; 5.6.
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